Terça-feira, 30 de novembro de 2004 às 12h45

Faculdade ou certificação?

Faltam 0 dias! Inscreva-se agora! O maior encontro de profissionais web da américa latina.

Vamos abordar um assunto que gera bastante discussão entre os profissionais de informática: Em que o profissional de TI deve investir? Em uma faculdade ou em uma certificação? Ou em ambas?

Como era antigamente

Há tempos atrás era unanimidade que o profissional de TI que tivesse como objetivo alcançar bons cargos na área teria que possuir obrigatoriamente o curso superior completo, sendo que os que não possuíam o canudo, conseguiam empregos como técnicos ou programadores. O ensino superior formava profissionais com uma visão generalizada sobre o assunto e não especialistas em determinada tecnologia. As certificações ainda não existiam.

Surgem as certificações

Com a necessidade das empresas em absorver profissionais técnicos devido ao crescente surgimento de novas tecnologias, surgiram no início da década de 90, as certificações técnicas, criadas por empresas como Novell, Microsoft, Sun, HP...que facilitou o trabalho das empresas pois a contratação de profissionais certificados garantia ao empregador a presença de um especialista em alguma tecnologia e ao empregado lhe eram oferecidos bons empregos com altos salários. Realmente valia a pena investir em uma certificação. Com isso surgiu o chamado boom das certificações.

O que seria o boom das certificações?

Como a oferta de empregos para profissionais certificados era grande e eram poucos aqueles que alcançavam, até mesmo pela complexidade dos exames e pela falta de material, começaram a surgir centros de treinamento que ofereciam os cursos preparatórios para as certificações garantindo empregos e salários altíssimos ao final do curso.

Milhares de profissionais, muitos inclusive sem experiência, correram atrás desses cursos e das certificações, sites e livros especializados surgiram, arquivos com respostas das provas e a quantidade de materiais passaram a ser disponibilizados na internet, tornando a tarefa de alcançar a certificação cada vez mais facilitada.

Aos poucos, as empresas passaram a não mais exigir curso superior para fazer uma contratação e sim as certificações. Profissionais trancavam suas faculdades ou até mesmo não a iniciavam preferindo fazer os cursos e as provas de certificação. Isso causou um inchamento no mercado, devido aos diversos profissionais sem experiência que foram contratados por possuírem certificação e não atenderam às expectativas, com isso as vagas com salários altos começaram a não aparecer mais e os salários anteriormente altíssimos agora estavam nivelados por baixo.

O Panorama atual

Hoje em dia foram criados os chamados cursos politécnicos, oferecidos por diversas faculdades. São cursos voltados para a formação de profissionais especialistas e ainda por cima em menos tempo, visto que esses cursos têm duração entre 2 e 3 anos. Esses cursos estão tendo uma boa aceitação no mercado por parte de empregadores e por parte dos profissionais, pois muitos que por diferentes motivos haviam abandonado a faculdade ou nem mesmo começado, passaram a procurar os cursos politécnicos motivados pelo tempo de duração e proposta do curso. Não podemos esquecer também a antiga graduação tradicional que possui o seu enorme valor no mercado e ainda é muito procurada, principalmente por aqueles que estão iniciando na área de informática.

As certificações ainda são bastante procuradas e valorizadas no mercado, mas não podem ser mais consideradas como porta de entrada ao mercado de trabalho por parte de profissionais iniciantes ou sem experiência e sim como uma complementação ao currículo. Por exemplo, um analista de suporte com formação superior e com certificações como MCSE e CCNA tem boas chances de conseguir um emprego razoável. Assim acho que o profissional não deva possuir apenas o curso superior ou apenas a certificação e sim deve procurar unificar as qualificações, até porque as empresas estão exigindo cada vez mais qualificações e os salários estão cada vez mais baixos, essa é a realidade, ao mesmo tempo que existem muitas empresas oferecendo ótimos empregos com bons salários. Portanto pessoal mãos à obra e vamos estudar.

Aguardo seus e-mails.

Abraços.

17 comentários


30/11/2004 13h27

Afinal, o q vale mais ?

Sei que ambos sao muito importantes, mas pra quem nao tem nenhum dos dois o que vale mais na hora de arrumar um emprego ?

 Carlos Eduardo Araújo
30/11/2004 14h24

Mercado

Caro Paulo, parabéns pela matéria, muito boa mesmo, mas qto a certificação antes de eu tirar o MCSD, eu tinha uma imagem melhor do mercado, após a mesma as empresas ficam mais reticentes. Porque isso acontece?

 Rubens Teixeira
30/11/2004 14h25

Parabéns

Paulo, parabéns por mais esta bela coluna, cada vez mais mostrando os caminhos das certificaçoes. Um abraço

 Paulo SantAnna
30/11/2004 14h47

Respostas

Caro Leandro, o objetivo do artigo não foi dizer qual o caminho a seguir e sim tentar mostrar como está o mercado, Cada pessoa deve escolher seu caminho de acordo com sua necessidade, mas o ideal seria investir nos dois.

 Paulo SantAnna
30/11/2004 14h54

Resposta Julio Roberto

Caro Julio, obrigado pelos elogios. Bom, estranho o que aconteceu com você, normalmente seria o contrário o ocorrido, mas infelizmente muitas empresas deixaram de dar crédito à profissionais com certificação devido à presença no mercado de pessoas que não respondiam à altura do título que carregavam em seus currículos, entendeu? Grande abraço e continue lendo meus artigos.

 Carlos Eduardo Araújo
01/12/2004 13h18

Continuidade

Meu caro, qdo eu tirei o MCSD eu tinha 19 anos, ainda estava naquela ilusão que o mercado fosse um sonho e por isso me frustei com o mesmo. Mas concordo contigo, existe muitos profissionais picaretas

 Gilberto do D. Souza
01/12/2004 14h09

Vai fundo!!!

Paulo, considerando o caráter histórico/evolutivo da matéria, ela está muito boa! Porém, sou de opinião que voce deveria ir um pouco mais fundo nessa questão, por exemplo, abordando questões como ética, auto-desenvolvimento, conhecimento adquirido x vivenciado, atitude, etc... Isso para traçar, em linhas gerais, o perfil próximo do ideal que o profissional de TI deve ter.

 alexandropaladini
06/12/2004 07h26

MCP

Acabei de concluir um curso de Gestão de Redes de Computadores e gostaria de me especializar em suporte. Achei a MCP uma alternativa muito boa, mas dizem que a versão traduzida não é muito confiável. Portanto gostaria de saber quais oe melhores cursos para se fazer para um profissional ficar focado na área de suporte a redes de computadores

 Fabiano
09/12/2004 23h38

Polêmica, realmente....

Olá. Muito boa a entrevista. Agora, alimentando um pouco mais a "polêmica", discordo do pensamento do Sr. Battisti. A menos que eu esteja o interpretando erroneamente, acredito que a faculdade é imprescindível na formação de um profissional de TI, seja ele programador, DBA, ou o que for. Acredito ainda que a faculdade deve vir antes da certificação. Especialmente em se falando de cursos como Ciência da Computação ou Análise de Sistemas, dentre outros. Tais cursos oferecem uma base indispensável para o profissional. Defendo a idéia de que, assim como acontece em outras àreas, o exercício da profissão de um programador, por exemplo, seja regulamentado e que esse só possa ser contratado se possuir o diploma equivalente (como acontece com Jornalismo, Radialismo, Medicina, Direito, etc.). Assim, nos previnimos que certas pessoas - autodidatas, e às vezes, sem base - possam ocupar posições que deveriam estar reservadas para aqueles que preferem passar 4 ou 5 anos "ralando" para ingressar no mercado de trabalho e descobrem depois que certas vagas estão indisponíveis por conta daqueles. Claro que é uma questão polêmica, pois é sabido que os primeiros programadores eram da área de Engenharia Elétrica, como é o Sr. Battisti. Porém, com o advento de cusos criados especificamente para a área, acho que já é hora de nos prevenirmos de pessoas que desejem "furar a fila" e faturar uns reais enquanto nós investimos caro em nossa formação acadêmica. Essa é a minha opnião. Espero não ser mal-interpretado :) Faculdade é indispensável.

 Sergio Luis Correa
13/01/2005 15h13

Pessoas sem visão

Infelizmente existem pessoas como nosso colega Renato. Faculdade na área de TI é apenas um complemento para a carreira, pois não prepara ninguém para o mercado de trabalho. Suas colocações são típicas de pessoas que não tem potencial para se garantir com o próprio conhecimento, por isso precisam se apoiar num diploma, coisa que não comprova conhecimento algum. Os melhores profissionais são aqueles que vão atrás do conhecimento por conta própria e conseguem mostrar para os outros o seu potencial. Não sou formado, já iniciei a faculdade mas parei por motivos óbvios, a faculdade de computação não acrescenta muita coisa. Muitos colegas estão formados ou se formando e não conseguem se colocar nem perto do lugar que cheguei. Na área de informática, teoria não é tudo, o que conta mesmo é a mão na massa.
Essa é apenas uma verdade que precisa ser dita. Até mais...

 Fabiano
13/01/2005 21h27

Parabéns Sérgio Você é muito bom mesmo.

Amigo Sérgio, se você não sabe ouvir e respeitar a opnião dos outros, eu sei. Se vc não concorda com o que disse, não há problema. Agora, dizer que "Infelizmente existem pessoas como Renato... " e que eu "não tenho potencial para se garantir... " soa como ofensas. e "... Muitos colegas formados não chegam nem perto do lugar que cheguei." isso soa como petulância, arrogância. Para mim um humilde gari tem muito mais valor como profissional do que um arrogante empresário. Você não me conhece, mas me julga. Fico triste que pessoas esqueçam da ética e publiquem comentários atacando os outros. Não me incomodaria se vc tivesse atacado a minha idéia, mas a sua colocação foi muito infeliz. Bom, voltando ao assunto (como pessoas educadas e que se respeitam), acredito que vc ache que a faculdade não acrescenta talvez por dois motivos: falta de convivência com pessoas do meio acadêmico (pessoas que se especializam, mestres, pesquisadores...) ou talvez vc não conheça uma boa faculdade de computação. O meio acadêmico acrescenta sim. Te dá muito mais amadurecimento e até mais respeito para com as pessoas sabe? Não sou contra o autodidatismo em si. Essa é uma discussão muito filosófica e desnecessária: teoria vs. prática. Vontade de crescer, de aprender, de ganhar é indispensável e admirável. Mas dizer que a faculdade não acrescenta muita coisa é, no mínimo, falta de conhecimento. Se vc ao menos tivesse terminado o seu curso, aí sim poderia falar. Certificações te habilitam para áreas muito limitadas (ex. trabalhar o resto da vida como uma linguagem específica ou com uma ferramenta ou sistema de empresa A ou B). TI é uma área que exige adaptação constante às mudanças. Um profissional certificado vai estar uma hora por cima, mas pode amanhã está por baixo. Vai depender do mercado. E se ele não tiver a base (isso a faculdade com certeza dá), aí ele vai ficar chupando o dedo. Bom, é isso.... E outra, vc tem razão. Diploma não serve de nada mesmo. Até o conhecimento não serve de nada quando as pessoas não tem ética, respeito e HUMILDADE. Certo? Fique certo que mesmo que vc fosse o Linus Torvald em pessoa eu não te contrataria para a minha empresa. Ok?? Abraços.E perdoe eventuais exageros.

 Giuliano
14/01/2005 00h35

Nenhum dos dois. Comece por um curso técnico!

Na minha opinião o diploma superior, certificado e outros títulos deveriam ser apenas símbolos de status. O que deveria acontecer é que todo profissional deveria ser remunerado dignamente não importando se tenha maior ou menor escolaridade ou certificações. Infelizmente, vivemos num país em que as profissões que exigem menor escolaridade são menos valorizadas e ficou a idéia de quem tem curso superior e recentemente tem “certificação” já é considerado uma pessoa extraordinária e que "merece" ganhar mais do que os outros. Cada um tem o direito de seguir a o caminho que mais lhe convém e aqueles que não tiveram a oportunidade de estudar não devem ser penalizados cada vez mais.
Sou um profissional certificado, comecei com CNA Novell, CUE Computer Associates e tenho as certificações Microsoft MCSA, MCSE e MCT. Trabalho numa das maiores consultorias do Brasil, prestando serviços numa das maiores empresas do Brasil e do Mundo. Sou um dos profissionais mais bem respeitado e modelo para os demais colegas na minha equipe. Tenho vontade de fazer um curso superior, como disse no começo, por uma questão de status e quem sabe um dia, numa universidade, venha a passar o conhecimento "prático" e "especializado" que foi obtidos através de muita ralação, noites em claro, migrações em fins de semana, etc. Agora, posso dizer a qualquer um, que se estou onde estou, não foi o canudo e nem a certificação, foi muita dedicação, vocação e amor pela profissão, a certificação foi apenas uma conseqüência e não o meio para chegar lá.Então, acho esta discussão furada, nem a certificação ou o canudo é garantia para alguma coisa e tão menos dinheiro. Isso tudo é uma indústria, e quem está ganhando com isso são as escolas. Veja como enriqueceram os donos dos cursinhos e agora são as Universidades que estão se espalhando e também as certificações de fabricantes de software e Hardware, tudo para tirar dinheiro da gente e dificultar ainda mais para aqueles menos afortunados. Acho que o melhor a fazer é um curso ´tecnico ou até mesmo um pós-médio.

 Sergio Luis Correa
14/01/2005 09h15

Demonstração de humildade

Venho publicamente, pedir desculpas ao Renato e às pessoas que leêm esses comentários pelo comentário feito ontem. Exagerei ao fazer colocações a respeito de um colega da área de trabalho.
Quero também dizer que concordo plenamente com Toshiaki quando se refere as indústrias de cursos e faculdades e parabenizá-lo pelas certificações conquistadas.
Sem mais...

 Fernando P.M
14/04/2005 18h25

Pessoas sem visão 2

Acredito que o Renato tenha tentado defender o peixe dele, estou no ultimo e ano da faculdade e digo, tenho ralado apenas para as provas que não contribuiram com quase nada, trabalho na area de TI e tudo o que uso aprendi de forma autodidata, hj busco conseguir algumas certificações. Agora o Colega renato que deve estar desempregado ou autonomo, deve mesmo nao gostar dos "fura fila" por terem tido mais capacidade. E tenho dito!

 Sérgio Novelli
24/08/2005 17h25

Duvida

Olá, Paulo. Suas matérias estão muito boas, tanto que foi levantada uma super-discussão a respeito. Bom, eu sou webdesigner e estou cursando o segundo ano de sistemas de informação. Qdo conheci a profissão de webdesigner, fiz apenas um curso basico que me ensinou algo do photoshop5, flash4, html, frontpage e internet. O resto que aprendi foi prolcurando em livros, apostilas e na internet a respeito do assunto. Atualmente estou com a faculdade trancada e pretendo voltar em 2006, mas estou com uma dúvida em minha cabeça: no momento trabalho como webdesigner e o meu curso (Sistemas de Informação) não tem nada a ver com a área que trabalho e que gosto, mas por outro lado tem tudo a ver, levando em consideração que meus conhecimentos estarão cobrindo uma área muito maior, no caso de ficar desempregado um dia e também me dará uma qualificação muito abrangente em programação. A minha dúvida é: no meu caso, qual seria a melhor solução, continuar a faculdade ou conseguir certificações da macromedia, adobe, corel e outras ou será que as duas opções?
Agradeço muito pela ajuda e continue assim, com bons artigos para todos nós.

 hogs
16/11/2005 18h33

Opa!

Parabens!!!!

 Estacio Corrêa da Costa Barros
18/01/2007 11h41

Chutando o balde

Vou por mais lenha na fogueira. :)
Fiz até o 3° ano de uma faculdade de publicidade e posso dizer com certeza que o grande ganho que tive na facul foram os amigos. Ponto. A práxis leva à teoria e não o contrário na minha opinião. Pois se vc encontra algo que não consegue fazer, mas precisa, você procura o conhecimento. Do outro lado, as vezes a teoria é tão massante que você acaba desestimulado de algo que você poderia amar. Foi assim minha história com o vídeo e animação. Espero ter ajudado. ;)

Cancelar resposta

Qual a sua opinião?

Faça login abaixo ou cadastre-se rapidamente.


Sobre o Autor
Paulo SantAnna é Analista de Suporte, especializado em Redes e tecnologia Microsoft e autor de vários artigos na área de informática.
3G

2001 - iMasters FFPA Informática Ltda - Todos os direitos reservados.