Quarta-feira, 08 de abril de 2009 às 09h15

Todos são Designers?

Ultimamente me deparo na internet com o número absurdo de "designers" que existem por aí. Infelizmente nossa profissão ainda não é devidamente regulamentada, então qualquer um que se dê ao luxo de ser um bom operador de software pode se dar o título de Designer.

Por que eu digo isto?

Existem pessoas excelentes na área de criação que fazem trabalhos belos, que nunca estudaram. Mas onde quero chegar? Abrir o bloco de notas e escrever um código ( PHP, ASP, XHTML e etc.. ), isso é Design?

Photoshop, Corel, Illustrator, Flash, 3D, XHTMl, CSS e cia. não se limitam ao Design. São ferramentas que auxiliam um Designer na sua criação. Não são os softwares que vão tornar uma pessoa em um Designer. Antes de qualquer software ou criação, existe um estudo do assunto a ser abordado, existe uma pesquisa bem complexa sobre determinado tema, e a partir dessas pesquisas vamos encontrar os problemas para serem solucionados.

Existem Designers famosos que nem em um mouse sabem pegar, mas o que eles fazem? Pagam a alguém que seja bom em um determinado software para executar aquilo que ele estudou e planejou.

Que tipo de problema?

Vários e vários, desde uma sinalização mal feita, estudo de cores, estudo de tipografia, estudo de ergonomia visual, estudo de harmonia equilíbrio, estudo de semiótica e etc, tudo dentro de um contexto.

Um Designer não precisa necessariamente ser bom em um software. Eu não preciso ser Designer e ser obrigado a conhecer determinado software, existem equipes que vão pro campo pesquisar, coletar informações com o conhecimento que possuem, pois são essas informações que vão ajudá-lo no processo da solução de um determinado problema. E existe a equipe de criação ( que são fera nos softwares ) para colocar em prática aquilo que os outros designers fizeram.

Hoje em dia grandes empresas contratam os Designers para serem gestores, para fazerem parte de sua diretoria, pois como o Designer tem uma visão diferente de muitas pessoas, como coisas do dia-dia que pra muitas é normal, para eles não, e é justamente nisso que está a diferença. Pois estudamos como as pessoas enxergam ou interpretam tal situação ou produto ou serviço e isso faz diferença no mercado, numa empresa. Um simples produto posicionado ou com um layout diferente ou uma cor, vai fazer muita diferença no mercado.

Desvalorização de Mercado:

Os famosos micreiros que não possuem formação alguma e cobram serviços baratos, serviços sem base alguma, serviços mal feitos, por R$50,00 / R$20,00 reais e etc.

E o cara que pesquisou, saiu a campo, gastou sua gasolina, ou passagem de ônibus, gastou energia e tempo, passou horas e horas coletando informações para chegar a uma solução final para seu projeto, gastou dinheiro com livros e livros, com a faculdade, com especialização para seu conhecimento. Em média uma faculdade que ministra cursos de Design ( produto / gráfico / moda e etc ) não sai por menos de R$500,00 em sua mensalidade. Calcule isso em quatro anos, fora gastos com cursos extra.

Quanto ele vai receber por aquele projeto que desenvolveu?

Queria ser bem breve sobre esse tema que tanto me incomoda. Poderíamos ficar aqui o dia todo escrevendo, pois é uma área fantástica, o universo do Design é ilimitado. Cada dia surgem soluções que me fascinam.

É justamente isso que queria dizer a vocês, não falo mal das pessoas que se auto-intitulam, mas que essa profissão seja mais valorizada. E que as pessoas tenham mais embasamento do que realmente é o termo Design, antes de sair por aí falando que é isso e aquilo.

Um grande abraço a todos!

21 comentários

 Marcos Paes de Barros
08/04/2009 13h32

Muito bem...

Concordo com seu discurso, minha formação é em Desenho Industrial (Comunicação Visual) e também venho ouvindo isso há tempos. Entretanto você citou designers que não sabem mexer com o mouse... sabe o que acontece com esses caras?!?! Eles vivem de passado... Da fama que conquistaram a 40 ou 50 anos e não produzem mais nada pq em alguns casos, demoram até 2 anos para entregar um projeto (Ex.: Wollner e projeto do I.V. Itaú)
Precisamos enxergar a realidade, Design também é tecnologia, mas não é só tecnologia. Enquanto não houver apoio governamental e boa vontade política de regulamentar a profissão, continua a palhaçada! Nem todos que vestem branco são médicos...
Parabéns pelo artigo!

 Filipe Melo
09/04/2009 11h10

Olá Marcos!

Agradeço pela contribuição na coluna!

Realmente fui um pouco radical na questão do mouse. Mais como você citou, nem só a tecnologia é o Design.

Grande abraço

 Vinícius Siller
09/04/2009 09h36

Conhecimento técnico

Não discordo que uma pessoa deve ter formação acadêmica, até entendo sua revolta, mas do que adianta, estudar e não ser bom no que faz? Aí que está a diferença no autodidata, ou naquele que busca conhecimento em fontes paralelas, ou seja, fora de uma universidade ou curso técnico.

Já é comum, encontrar na web, cursos de Designer ou Web Designer oferecidos por pessoas formadas na área. Logo: Pessoas formadas não sabem utilizar seu conhecimento acadêmico para atuar no mercado, e formam esses ?Designers? no qual você se refere. Aí está a ponta do iceberg!

Eu ainda acredito que uma formação teórica auxilia quem já atua na área.
Boa abordagem a sua.

 Filipe Melo
09/04/2009 09h48

Olá Vinícius, concordo também com você! Existem profissinais de Design que são vergonhosos. Como existem em todas as profissões.

Mais o intuito geral é a questão de conhecer mesmo o Design em si, ter embasamento do que se trata.

Se eu uso uma cor azul, ou verde, Porque usei? Qual sensação que essa cor vai gerar perante o público, ou diante de tal cirscunstâncias.

Se eu uso algo Assimétrico, ou Simétrico. Se eu uso uma tipografia da família " x " para representar isso e aquilo..

Questionamentos assim, um Designer vai te responder e explicar o porquê de tudo, pois nada é feito aleiatoriamente, nada é feito apartir do " eu achei ", e sim através de pesquisas e estudos.

um Grande abraço!





 Vinícius Siller
09/04/2009 10h11

Esse "eu achei" que é complicado, tanto da parte do cliente, quanto da parte do ?designer?.
Veja só o raciocínio:
Você vai num médico e ele diz: Filipe, se você não praticar exercícios e continuar fumando você vai morrer tal dia.
- O que Filipe faz? Para de fumar e pratica exercícios, pois ele tem o médico como uma pessoa entendida, existe um mito na opinião de um médico, por pior que ele seja você sempre seguirá o que ele diz.
Onde quero chegar?
Falta esse mito para o Designer formado, pois você cria, estuda para aplicar e toda pesquisa vai por terra quando o cliente diz: - Coloca a Comic Sans!

 Filipe Melo
09/04/2009 10h45

Então Vinícius, pela falta de conhecimento do cliente e todas as vezes que um Designer deixar cliente mandar em sua arte, vai ser sempre assim.

Entendo o fato do cliente ser cliente, ou seja, ele ta pagando.

Enquanto os Designers não se impor ( não ser arrogante, mais mostrar e falar sobre o se fez, ou como ele chegou a uma determinada solução ) perante sua criação e dizer que isso é certo e isso é errado o cliente vai mandar e desmandar naquilo que você fez.

Para isso seu conhecimento teórico e embasamento vai entrar em ação e mostrar pro cliente o porque disso está certo e errado.

 Filipe Melo
09/04/2009 10h53

Design

Bem , o Design é isso. É uma área fantástica, nós vivemos o Design.

A cama que você dorme, a xícara de café que você toma de manhã, o tênis que você usa, a roupa que você veste, o carro que você anda, o aparelho celular que você usa, uma sinalização interna de uma loja, um cartão de visita, a cadeira que você senta ( até a privada que você... ) rsrs :)

Design é isso, é uma discurssão saudável e sempre produtiva.

* E a opinião de um leigo é sempre importante, digo isso a todo mundo. Por mais que estudemos e pesquisamos, o leigo possui uma visão diferente da nossa e essa visão muitas vezes nos falta.

 Bruno Croci de Oliveira
12/04/2009 01h59

Programação Também

Com programação acontece o mesmo.

Mas acho que é assim mesmo, "sobrinhos" que fazem de tudo por um preço que não paga nem o almoço deles existem em todas as áres! =)

 Filipe Melo
12/04/2009 23h10

Realmente Bruno! Se fizer os gastos de Energia / Comida / Hora Trabalhada não da nem ...

o que mais entristece é saber que funcionários que trabalham em gráficas rápidas são chamados de Designers.

Pegam um arquivo pronto e dão ctrl + p para mandar para impressora.

Por isso grande maioria da sociedade que frequentam esses tipos de locais, associam nossa profissão com esse tipo de pessoas, visto que por ser um custo barato esses locais, não valorizam e pagam realmente por um trabalho bem feito de Design.

Não é culpa deles ( os funcionários ),mais as pessoas que contratam e não conhecem o verdadeiro valor do Design.

 carlos vitor de castro
14/04/2009 08h45

de novo

esta conversa é mais velha que andar pra frente

 Lenerci Júnior
14/04/2009 09h16

concordo... essa é uma discussão que nunca termina... só serve pra avaliarmos pontos de vista... pq na realidade é o cliente quem escolhe com quem quer trabalhar.

 Lígia Addams
03/06/2009 17h13

Concordo que a conversa seja velha carlos...
porém, se nos conformamos sempre com isso e fazermos valer a nossa profissão, jamais teremos o reconhecimento merecido. Eu organizei um evento, conhecido como R design, é um congresso regional. onde o tema escolhido pela gente foi " venha vender esse peixe". ou seja, vender nossa profissao... expandir, explicar, justificar, defender! onde teve mt bom proveito, nossos encontristas sairam daqui com outra visao.entao eu acredito, que por mais que o processo seja lento, nao temos que desistir, e deixar que aconteça essa desvalorização, senao daqui pra frente nao haverá uma verdadeira formaçao de designers...e todos se tornarao micreiros da profissao.

 Lígia Addams
03/06/2009 17h20

e... Lenerci, o cliente escolhe com quem trabalhar,concordo com vc...+ consequentemente, o que ele nao sabe, é que ele tambem ta escolhendo a qualidade do serviço. O que pra ele, pode estar mt bom, mais para o mercado em q ele vai aplicar esse trabalho, não corresponde com que realmente deveria ser.
ha casos e casos... mais nada do que um real profissional para se responsabilizar pela qualidade de um serviço.

 Lenerci Júnior
14/04/2009 09h13

Tudo depende do nível do trabalho

Olá. Sou Webdesigner e faço Publicidade e Propaganda. Sou autodidata, tenho bons conhecimentos em Design e Web.

Minha opinião é que, tudo depende do nível do trabalho. Eu, por exemplo, não faço mais sites de R$400 reais para empresas pequenas que só querem "ter um site na internet" com quatro links (Home - Empresa - Serviços - Contato). Mesmo que eu faça, o site não sai por menos que o dobro disso. Só que, esse empresário não vai me pagar por isso. Ele quer investir pouco inicialmente. Talvez lá na frente quando ele ver que a internet tem papel fundamental no seu ramo de atuação ele me contrate pra fazer algo definitivo e que realmente funcione e dê resultados. O mercado é assim...

Até lá, deixamos esses clientes (que na maioria das vezes são muito chatos, exigente e pagam pouco) para os micreiros irem adquirindo experiência. Isso nunca me incomodou ou atrapalhou meu trabalho. Um micreiro nunca vai pegar um serviço relativamente grande. O que ele gasta 30 dias pra montar, eu faço em 1 semana... é assim que funciona.

Abraço a todos,

 Thiago Naporano Pescuma
14/04/2009 09h27

Existem vários fatores...

Olá a todos. Sou formado em Design Digital e trabalho com Web e Design a 4 anos. Além de ser autodidata e apaixonado por internet.

Acredito que a maneira de pensar esta bem generalizada, do ponto de vista, em que a palavra do ano é "Design". Muitos nem sequer sabem a história que tem por trás dessa arte e conceito, outros só veem uma maneira rápida de ganhar dinheiro, já que hoje em dia todos nós nascemos imersos na internet. Garotos de 7, 8, 9 anos já mexem com computadores e programas. O que não concordo é que o design é uma maneira de pensar, é preciso "aprender a pensar" antes de fazer, e isso, muitos que são autodidatas não conseguem chegar ao mesmo nivel, porém conseguem realizar a função ou o objetivo desejado.

Talvez, fosse necessário um carinho e interesse maior pela area de design, que por enquanto, não enxergaram o potencial e a necessidade dela. Cada área tem a sua caracteristica, e se formos cair na comparação, podemos nos equivocar seriamente. Nem todo mundo acredita na primeira consulta de medico, e nem todo mundo sabe o que é melhor para si mesmo.

 Filipe Melo
14/04/2009 22h18

Design

Opa pessoal!

Então, o que eu bato na tecla é a pessoa conhecer realmente o que é Design, ter embasamento do que esse termo se trata. E não confundi Design com uma ferramenta de edição de imagens, vídeos e etc.

 Thiago França Costa
16/04/2009 16h18

As dificuldades de quando somos estudantes e Profissionais formados

Felipe, meu brother. Bom, parabéns pelo texto. Quando estamos na jornada acadêmica, logo já nos deparamos com essa realidade, dos famosos micreiros, porque até mesmo muitos Designers já formados hoje, já foram micreiros antes e depois ingressaram em uma faculdade. Como ainda não temos uma profissão regulamentada, o que nos resta é que cada Designer Gráfico tenha pleno conhecimento de suas atividades e de suas possibilidades de atuação no mercado. Porque, aos poucos as empresas, já estão tendo conhecimento sobre a importância de terem uma imagem corporativa sólida, perante seus clientes ou consumidores e acaba sabendo que sua imagem é peça fundamental para um ter um diferencial competitivo diante de um mercado tão competitivo. E quando o designer se forma, ainda existem essas dificuldades, mas cabe o mesmo aplicar de forma conceitual e consistente de todo aquele conhecimento que foi adquirido e que ainda terá que adquirir, com futuras especializações. Temos que ter uma visão ampla, que não fazemos cursos de graduação ou pós-graduação, por acaso, fazemos porque estamos se autoqualificando e estaremos oferecendo o que a de melhor nas prestações de nossos serviços. E mostrar que, se o cliente escolher um micreiro que cobra barato, o mesmo estará contratando um serviço de baixa qualidade e que o serviço executado não tem garantia de que a solução resolverá realmente o seu problema de comunicação.

 Filipe Melo
16/04/2009 16h44

Opa Thiago!

Obrigado por essa comentário! e pelo complemento no artigo. Essa era a proposta, que todos vocês colaborassem com o mesmo!

grande abraço

 Mario Casasanta Neto
25/07/2009 15h57

Mario casasanta

olá Filipe, infelizmente achei meio sem foco seu texto, todos são designers, certo, mas o estudo de cores, etc etc cabe ao pessoal do marketing e publicidade..
sou da região dos lagos e temos duas empresas, uma gráfica rápida q tb trabalha com comunicação visual e uma empresa de publicidade...
nem todo cliente tem bala na agulha pra fechar um plano de marketing, todavia jamais fica sem seus panfletinhos mensais... eu vou deixar de faturar? não, vou vender pro cidadão normalmente... pra isso existem os arte finalistas... agora no caso de campanhas é outra história, desenvolvemos a pesquisa e vamos a prancheta.. o cliente tah pagando por isso ...
acredito q o q acontece são os designers não saber qual o papel deles na sociedade, enquanto ficarem pegando servicinhos meia boca vão ser cada vez mais desvalorizados..
nesse caso continuo pagando 5 prata por arte final q meus arte finalistas criam..
rs
abrs..
Mario

 Filipe Melo
27/07/2009 08h12

" mas o estudo de cores, etc etc cabe ao pessoal do marketing e publicidade.. "

Certeza amigo? Procure algum Designer, e pergunte a ele qual a importância do conhecimento das cores em nossa profissão.

A Questão levantada é mostrar que qualquer usuário de computador com o mínimo conhecimento de ferramentas gráficas, pode se dar o título de "designer", apenas isso.

E o que uma pessoa passa anos e anos estudando, Ergonomia, Estudo de Cores, Semiotica, o que ela é?

É apenas uma visão de como o termo é banalizado nos dias de hoje, uma forma de mostrar como o design é superior a qualquer ferramenta gráfica que exista no mercado.

Grande abraço

 David Souza
18/10/2009 13h29

por que falar dos funcionarios de grafica

Oi amigo !
Eu trabalho em grafica se vc não sabe ...
Estou pensando no caso que aconteceu esses dias na gráfica
já imaginou, um pobre funcionário de gráfica fazendo o trabalho de um aluno da faculdadde de design !!
já imaginou?
e vc ainda fica triste se chamam a nossa classe de design!
fique triste com os profissionais que estão sendo formados hoje no Brasil !
que não estudam nada!
e ganham suas notas as custa de nos trabalho.
raciocine aí!
para quem o professor vai estar dando a nota?
os design das gráficas são forjados no dia a dia meu amigo, e essa lição não é ensina na faculdade.
E não damos apenas CTRL+P , tem tambem a parte de criação. ou vc pensa que só nas facudades é que se ensina a criar layouts bons?
sendo assim veja os homens das cavernas que desenhavam suas caçadas nas rochas e que ainda hj é apreciadas por estudiosos em todo mundo , e veja qual foi a faculdade que eles cursaram.
fica meu desabafo!!!

em resposta a besteira que O Felipe Melo escreveu sobre os design de gráfica que são tão merecedores deste titulo quanto os formados em faculdades.

*e para os Desingn´s que estudam de verdade meus parabens!!!
vocês relamente merencem o titulo.
nunca julgue o livro pela capa!

Cancelar resposta

Qual a sua opinião?

Faça login abaixo ou cadastre-se rapidamente.


Sobre o Autor
Filipe Melo é estudante de Design Gráfico, e atualmente se dedica a trabalhos de Usabilidade e Design de Interfaces Web.

2001 - iMasters FFPA Informática Ltda - Todos os direitos reservados.